10 dicas para começar a desenhar

 

Dica de ouro: Persistência é tudo!

Essa primeira dica é com certeza a mais valiosa que eu posso dar a vocês. Desenho é empenho, trabalho duro e força de vontade, não adianta nada você querer desenhar mas não se esforçar por isso, nada vem de graça, principalmente quando falamos em arte.

Existem pessoas que nascem com “dom” pra essas coisas, já outras, precisam correr atrás se realmente se interessam.

“Ah mas eu já fiz 500 desenhos e nada” Pois é, respire fundo que o caminho é longo, com o tempo e esforço, você verá que suas habilidades se aprimoram sim.

1- Definindo sua área de trabalho

tumblr_msq230HoqN1qzrqbao1_1280

A primeira coisa a se fazer quando se quer desenhar, é descobrir um bom lugar para isso. Evite locais muito barulhentos, muito escuros ou muito claros.

Essa mesa da foto é especial para desenho, mas você não precisa começar em uma dessas, escolha um cantinho na sua mesa da cozinha, coloque seus materiais, se for como eu, coloque seus fones de ouvido e bora estudar XD

Procure sempre encontrar um local confortável, com luz adequada e que você consiga relaxar, desenho também é uma terapia.

2 – Escolhendo os primeiros materiais

tumblr_nzpauhRB0t1s8wgp8o1_1280

Lápis H, Hb, Lapiseira 0.5, lápis 6b, caneta para contorno, borracha caneta… UFA! Calma ai pessoal XD

Geralmente quando procuramos desenhos na internet, vemos aquelas mesas lotadas de materiais como lápis de cor, canetas variadas, lápis que a gente nunca ouviu nem falar não é mesmo?

Quando começamos a desenhar, não precisamos de tudo isso. Primeiro por que confunde muito, segundo por que as vezes vamos gastar um dinheirão e se não for o que a gente realmente quer, vai ser desperdiçado.

Para começar a desenhar, escolha a seguinte listinha:
– Uma borracha macia de sua preferência
– dois ou três lápis que sejam macios e que você goste de usar
– Uma caixinha de lápis com 12 cores do mais baratinho
– Uma caneta para contorno com ponta fina, geralmente 0.2
– Um pacote de sulfite ou caderno de desenho.

Viu como a lista reduziu?

Quando começamos, a melhor coisa é escolher materiais que gostamos e que a gente se sinta seguro em usar. Se você não gosta de lápis, use uma lapiseira! Se não gosta de pintura, deixe o desenho em preto e branco.

Aos poucos e adquirindo prática, você começa a investir em materiais para complementar o básico.

3 – Comece pelo mais simples!

draw-eye-Favim.com-895644

Não adianta no primeiro dia que for tentar desenhar já querer desenhar um rosto com hiper realismo. Comece SIM pelo mais fácil, joaninhas, cachorrinhos, personagens de desenho infantil. Tudo é uma evolução no desenho, se começar por um desenho muito complicado isso só irá te trazer raiva e desanimo.

4 – Fan art? Cópia ? SIM!

maxresdefault (1)Copie SIM!
Copiar quando se começa a desenhar não é vergonha para ninguém, muito pelo contrário, só ajuda.

Pegue um desenho daquele personagem que você curte, pegue um pedaço de papel manteiga e tire uma “cópia” do desenho nesse papel. Tente sentir os traços, as curvas. Depois que fizer isso, coloque esse papel ao seu lado e comece a tentar fazer o serviço a mão livre.

Fan arts são reproduções de desenhos já existentes, compensa super para aprender.

5 –  Teste vários estilos de desenho.

beautiful-beauty-drawing-france-Favim.com-2623708

Existem inúmeros tipos e estilos de desenhos. Animes, natureza morta, paisagens, minimalista, aquarelado, geométrico, realista… Nunca desista no primeiro, eu por exemplo não me dou bem com natureza morta, que é o desenho de vasos com flores bem estilo quadro mesmo, já em animes eu me dou super bem.

Cada pessoa tem seu estilo, faça o desenho se adequar a isso também.
Lembrando que se seu estilo é o anime, nada te impede de tentar o realismo, apenas você terá um pouco mais dificuldades.

6 –  Comece pelo esboço.

awesome-black-and-white-draw-drawing-Favim.com-868141Sabe aquele monte de linhas que as vezes vemos desenhistas fazerem mas não entendemos nada e só parece deixar tudo mais complicado? Pois é, ABUSE DELAS!

O esboço ajuda muito no começo a aprender proporção, profundidade, dinâmica e tudo mais, apesar de no inicio parecer confuso, você verá que auxiliará muito na sua evolução.

Eu comecei a desenhar sem esboço por que segui o pensamento que “confundia”, hoje em dia, alguns desenhos eu peno super pra fazer justamente por não ter usado isso no inicio.

 7 – Procure videos, revistas, cursos.

tumblr_static_dfg9165abv480ks0k84sckok4

 

As vezes não temos acesso a um curso sobre isso na nossa cidade, mas procure buscar videos na internet, tutoriais que você se interesse. Compre alguma revista ou curso em livro, isso ajuda muito e um pouco de informação nunca será demais.

 

 

 

8 – Não foque nos outros, foque em você!

tumblr_nbwgljrhtK1rj876ho1_1280

Acredite, a pior coisa que um desenhista pode fazer é olhar o desenho do outro e pensar “nossa, por que ele consegue e eu não?” “por que ele é melhor?”

Atitudes assim vão te desanimar a aprender e evoluir, então olhe o desenhos dos outros querendo chegar a aquele nível, e não se menosprezando por ainda não estar lá.

 

9 – Monte uma pasta!

tumblr_static_aitpok9sys084ggk4ckk0cg0o_640_v2

Montar uma pasta é uma coisa que ajuda demais, sabem como?

Guarde desde o seu primeiro desenho, e vá sempre marcando a data neles, depois de um tempo, será fácil você ver a saga da mudança em cada uma das folhas, dia após dia.

 

 

10 – Frequência!

35870768a95df11fac61e4d7440b566e

Tente desenhar com frequência depois de começar, se você começar e parar toda hora, consequentemente perderá a habilidade do que aprendeu e sofrerá um pouco mais para conseguir mais resultados.

“Ah, mas preciso desenhar todo dia?” Não, mas pelo menos umas duas vezes na semana tente esboçar alguma coisa em uma folha. Não abandone por meses.

Então! Você quer aprender a desenhar do zero? Clique aqui, onde terá acesso ao melhor Curso de Desenhos para iniciantes Online. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s